A importância das redes sociais para revendas e concessionárias.

Você está usando essa poderosa ferramenta de marketing corretamente?

22/07/2021

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O ano de 2020 não foi fácil para ninguém. Impossibilitadas de atender o público, muitas empresas tiveram que se reinventar para conseguir manter clientes e realizar vendas, e o fator determinante que evitou que a maioria delas fechassem as portas foi a internet, mais precisamente as redes sociais. Mas infelizmente ainda há em algumas concessionárias e revendas certa relutância em usar as redes sociais como aliadas, por diversos motivos tais como uma falta de planejamento de marketing ou mesmo uma pessoa competente responsável pelo marketing da loja. Precisamos conversar um pouco sobre esse assunto e, não esqueça de pegar o seu cafezinho, a leitura desse artigo pode te ajudar a entender a importância das redes sociais para o seu negócio.

Redes sociais tem muito a oferecer ao seu negócio

Vamos dar uma olhada na quantidade de pessoas que usam as redes sociais com certa frequência aqui no Brasil.

Facebook - 130 milhões de usuários
Youtube - 98 milhões de usuários
Instagram - 69 milhões de usuários
Linkedin - 43 milhões de usuários
Twitter - 27 milhões de usuários

Milhões de pessoas estão nesse momento dando uma olhada nas redes sociais, e você pode aproveitar a oportunidade para mostrar sua marca, seus serviços e seus produtos a elas, alcançando milhares de pessoas diariamente através de postagens criativas e profissionais, de maneira orgânica ou impulsionadas com valores que se adequem ao seu orçamento.
 
Em qual rede social devo concentrar esforços?
 
A resposta para essa pergunta é simples: com um trabalho de marketing bem realizado, investir em qualquer uma das redes sociais mais populares trará bons resultados de marketing, permitindo um aumento em suas vendas. Que tal você conhecer melhor alguma dessas redes sociais? 
 
Não podemos falar em redes sociais sem citar o Facebook, a rede social com maior número de usuários no Brasil e no mundo. Investir em postagens é certeza que uma grande quantidade de pessoas, potenciais clientes estarão atualizados quanto ao que sua empresa está realizando ou oferecendo para negócios. Postagens  com conteúdos mais profundos são bem vindos aqui, assim como vídeos
 
Por outro lado, apesar de não ser tão popular quanto o facebook, o Instagram é uma rede social dinâmica, onde você precisa trabalhar mais com imagens do que informações em forma de texto, possibilitando assim criar um canal rápido e eficiente para que sua marca esteja diariamente em destaque. O instagram possibilita a maior variedade de conteúdos possíveis, e você pode se aproveitar disso, fazendo lives, publicando fotos dos veículos, interagindo no stories…

As redes sociais
 
Ainda, não podemos esquecer do Youtube. Você pode colocar em seu canal vídeos com conteúdo relevante, como tutoriais ensinando atividades do dia a dia, ou mesmo apresentando novos modelos de veículos que estão à disposição dos clientes. E por que não investir em youtube advertising? Milhões de pessoas podem assistir o seu comercial entre um vídeo e outro. Com as tecnologias que temos em mãos hoje, é possível criar vídeos bem interessantes para o seu canal.
 
Você sabe qual foi a rede social mais baixada em 2020 no mundo? Apesar de ainda não estar entre as cinco redes sociais no Brasil com maior número de usuários, o TikTok já possui 7 milhões de usuários. Em sua grande maioria, são pessoas jovens que são fiéis a essa rede social, ficando em média até 1 hora por dia nessa rede social. Recentemente, o TikTok também anunciou o lançamento de um fundo estimado em US$ 200 milhões de dólares para pagar usuários como uma forma de fidelizar e premiar as pessoas que conseguirem altos níveis de engajamento com seus públicos dentro da plataforma, algo que nunca foi feito em outras redes sociais. Se convenceu da importância do TikTok, mas não sabe como utilizá-lo? Crie vídeos engraçados e ao mesmo tempo fique dando dicas aos seus seguidores, tipo como ele deve escolher o melhor carro e outros temas interessantes. Tenha apelo ao público mais jovem. 
 

O conteúdo de minhas redes sociais é de qualidade?

As redes sociais permitem que você tenha uma análise profunda das postagens que estão sendo publicadas através do que chamamos de métricas. Vamos listar as mais importantes e o que elas representam.

Alcance: total de pessoas que visualizaram ou interagiram com a sua postagem.
Impressões: total de pessoas que a sua publicação passou na tela do dispositivo.
Visualizações: número de pessoas que visualizaram o seu vídeo no feed ou stories do Facebook e/ou Instagram
Curtidas: o famoso “like” nas postagens.
Comentários: mensagens e comentários deixados em sua publicação.
Compartilhar: número de vezes que as pessoas compartilharam sua postagem.
Salvar: métrica exclusiva do instagram, permite que o usuário veja a sua publicação e a salve para lembrar depois. 

Lembre-se também que campanhas de marketing bem sucedidas precisam de investimentos a altura. Redes sociais são negócios, e como todo negócio, quem investe mais tem os melhores resultados. Entenda que ao postar conteúdo sem impulsionamento, você terá de contar com o alcance orgânico de sua publicação, que para páginas e perfis com um número baixo de seguidores, não terá um impacto significativo em suas vendas. A realidade é que apenas com impulsionamentos suas publicações alcançarão um número relevante de pessoas.

E como fica o atendimento ao cliente nas redes sociais?

Você sabe que o atendimento ao cliente é de extrema importância ao seu negócio, mas como lidar com esse fator nas redes sociais? Você tem a possibilidade de programar mensagens cordiais em horários nos quais sua concessionária não está atendendo ao público configurando sua página e perfil para isso nas redes sociais. Sabe o cliente que elogiou a concessionária ou por algum motivo criticou? Não deixe ele sem resposta, interaja, mostre que você se importa com ele. Por fim, não demore muito tempo para responder seu futuro cliente em caso de contato, e só chame no whatsapp ou telefone após ele ter sido devidamente atendido nas redes sociais.

Uma pessoa acessando as redes sociais

Marketing profissional em gestão de redes sociais: eu realmente preciso?

Vamos fazer uma analogia a essa pergunta: sua casa precisa daquela boa reforma, quem sabe uma pintura nova. Você pode fazer esse serviço, afinal é só comprar tinta e os equipamentos para pintar. Não é tão difícil fazer essa coisa, você começa a pintar, e de repente percebe que há manchas na pintura, você acabou tocando o teto com os pincéis, e agora precisa limpar essa bagunça. O serviço que você fez não custou nada, mas se tivesse sido feito por um pintor profissional, o resultado seria melhor. Com redes sociais é a mesma coisa, você pode postar umas fotos daquele veículo que acabou de entrar no estoque, mas pode contratar profissionais para criar a arte e os textos, configurar as campanhas de ads e acompanhar as métricas para garantir resultados melhores. Tenha em mente o seguinte: profissionais qualificados de marketing trazem melhores resultados para sua empresa. 

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